segunda-feira, 18 de julho de 2011

O espiritismo na bíblia

Muitas pessoas discutem se a bíblia confirma ou condena o espiritismo, mas qual dessas teorias estão corretas? O que você vai ler aqui talvez seja o oposto de tudo o que você pensa a respeito disso, mas a minha intenção não é dizer se você está certo ou errado, e sim procurar mostrar de forma clara o que a Bíblia realmente fala a respeito disso.
Primeiramente, para entender o que acontece com o ser humano quando morre, precisamos, antes, entender como este veio a vida. "Então, formou o senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente. Gêneses 2:7".Esse versículo diz que o homem foi formado por 2 ingredientes. Primeiro do pó da terra; depois recebeu o fôlego da vida. A princípio, antes do corpo feito de pó receber o alento de vida, Adão tinha cérebro, mas não pensava. Tinha músculos, mas não se movia. Tinha pulmões, mas não respirava. Então Deus soprou o alento de vida em seu nariz. E qual foi o resultado? Um ser vivente! Foi parecido com o que acontece á luz elétrica. Quando se junta a lâmpada com a corrente elétrica, tem-se a luz. Separadas já não há luz. No caso da vida, ocorre o mesmo. Quando se junta o corpo feito de pó com o fôlego de vida vindo de Deus, você tem a vida. Separados, já não existe vida.

Então o que acontece ao ser humano quando morre? "E o pó volte a terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. Eclesiastes 12:7". Salomão afirma nesse versículo que, depois da morte, o corpo do ser humano volta a terra. Isso confirma o que Deus já havia dito: "No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes a terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás. Gêneses 3:19”. Não há dúvida com relação ao destino do corpo depois da morte. Todos sabem que o cadáver é levado ao cemitério e, depois que os anos passam, não restam nada além de pó.
O problema não é com o corpo, mas com o espírito. Para onde vai o espírito? Bem, no versículo de Eclesiastes (12:7), Salomão afirma que o espírito que é o fôlego de vida "volta a Deus, que o deu". Ou seja, não existe espírito pensante. Como vimos, o homem pensante apareceu quando o corpo, feito de terra, se juntou com o fôlego de vida.
Separados, nem o pó pensa, nem o fôlego sente. Separados não existe vida. Veja o que Salomão disse a esse respeito: "Porque os vivos sabem que hão-de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tão pouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não tem eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. Eclesiastes 9:5,6". É por isso que Salomão recomendou: "Tudo quanto te vier a mão para fazer, fazei-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma. Eclesiastes 9:10".
De onde vem então a ideia de que o espírito não morre, mas se transforma, e que esta vida é só uma passagem para outras? Essa é uma questão interessante. No relato da criação, Moisés disse assim: "E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gêneses 2:16,17". Mas veio o diabo, disfarçado de serpente. "Então, a serpente disse a mulher: É certo que não morrereis. Gêneses 3:4". E Eva comeu, ou seja nós não somos mais imortais!
A pergunta lógica que teríamos que fazer é: O que é o "espírito" no versículo de Eclesiastes 12:7? As palavras em hebraico e grego para alma e espírito são empregadas 1.700 vezes na Bíblia. A palavra "espírito", na língua hebraica, é ruach, e simplesmente significa fôlego, sopro, alento. Algumas vezes é traduzida por espírito, e outras por fôlego. Mas em nenhuma parte se dá a entender que esse fôlego, sopro ou espírito seja pensante ou consciente. O próprio Davi diz: "Os mortos não louvam o Senhor, nem os que descem a região do silêncio. Salmos 115:17".
A Bíblia nunca sugere a ideia de que o espírito é uma espécie de segunda pessoa, que vive e desfruta de existência pessoal separada do corpo. Ao contrário, é clara ao afirmar que o ser humano não tem consciência do que se passa com ele em seu estado de morte. Se o "espírito que volta para Deus" fosse capaz de atuar separado do corpo, com toda certeza louvaria a Deus em sua presença. Porém Davi afirma que os mortos não louvam. Por quê? Simplesmente porque o "espírito que volta para Deus não é mais do que um sopro, e de nada tem consciência. Queridos amigos, a Bíblia é clara a esse respeito. A Bíblia é clara ao mostrar que não existe vida depois da morte!


Fontes: Bíblia e livro Convite para mudar, de Alejandro Bullón.

Nenhum comentário:

Postar um comentário